No Relatório Progresso das Nações 2009, publicado pela Unicef, o Brasil ocupava o 102o lugar no ranking de risco para a infância, entre 142 países pesquisados (Folha de S.Paulo, 23/07/09). Para essa classificação, foram levados em conta o índice de mortalidade infantil, o índice de amamentação integral e o índice de crianças fora da escola. O Pedagogo Carlos levou a reportagem para o grupo de funcionários da Nuclep para discutir, no campo educativo, o quadro da realidade social e educacional e enfatizou que é preciso repensar os patamares mínimos de qualidade porque:
- A. a educação pode ser um instrumento revelador de contradições, pois tanto se apóia na reprodução de determinado sistema social como também alavanca elementos geradores de transformação.
- B. a escola é um espaço social que aceita que as crianças que estão fora dela vão para o mercado de trabalho buscando qualificar-se antes do tempo previsto para alcançar qualquer primeiro emprego e subemprego.
- C. a perspectiva de vida dos menores infratores dependerá de melhor educação escolarizada que valoriza a família e a cultura local para melhor reintegrá-los na sociedade.
- D. a economia equilibrada integra e incorpora os brasileiros para a eficácia do sistema socioeconômico como mediação básica para a vida social de toda a comunidade e a valorização do capitalismo.
- E. a sociedade necessita de maior e crescente produtividade, competividade e lucratividade tendo em conta o mercado consumidor que integra e transforma o mundo em uma aldeia mais humanitária e igualitária.