Para se definir, de forma clara e precisa, a concepção filosófica do planejamento que vai nortear os fins e objetivos da ação educativa na elaboração de um currículo escolar, tal currículo deve abranger:
- A. uma análise e reflexão de várias facetas do sistema educacional, para delimitar suas dificuldades e prever alternativas de solução circunstancial.
- B. um processo de decisão quanto aos objetivos a serem atingidos e a previsão de ações pedagógicas e administrativas que devem ser executadas somente pela gestão escolar.
- C. uma previsão de diferentes componentes que serão desenvolvidos ao longo do curso, com a definição dos objetivos gerais e dos conteúdos programáticos de cada componente.
- D. uma antevisão dos componentes a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante certo período de tempo.
- E. uma seleção dos objetivos imediatos a serem alcançados, especificando conteúdos, procedimentos, recursos a serem trabalhados e estabelecendo critérios de avaliação somativa.