As discussões sobre avaliação em educação foram enriquecidas nas últimas décadas com várias contribuições que permitiram ampliar concepções sobre o que é avaliar, os objetivos da avaliação e os procedimentos. Uma das contribuições mais presentes diz respeito à Avaliação Formativa que assume como princípios:
I- Estabelecer critérios claros e quantificáveis para apreciar e classificar os alunos.
II- Assumir procedimentos que possibilitem conhecer melhor o estudante, suas competências, seus interesses e modos de aprender.
III- Adequar os processos de ensino às características dos estudantes levando em consideração o potencial e os limites do grupo.
IV- Compreender e julgar de forma mais ampla o processo de ensino e aprendizagem.
V- Constatar o que está sendo aprendido pelos estudantes e criar estratégias de trabalho diferenciadas.
VI-Elaborar provas e testes de forma mais cuidadosa e com rigor, para destacar claramente os avanços de cada aluno.
Todas as afirmações são corretas.
Apenas I e IV não estão de acordo com os princípios da avaliação formativa.
As afirmações II, III, IV e V são adequadas às concepções da avaliação formativa.
Apenas III e V são corretas.
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