Analisar a gestão da educação, seja ela desenvolvida nas escolas ou nos sistemas estaduais e municipais de ensino, implica em refletir sobre as políticas de educação no país. Isto porque há uma ligação muito forte entre elas pois a gestão transforma metas e objetivos educacionais em ações, dando concretude às direções traçadas pelas políticas. Neste sentido, a gestão democrática na educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais. Diante disso é correto afirmar que gestão democrática é:
a preocupação do gestor com problemas administrativos, envolvendo apenas estratégias de ações visando a viabilizar a execução orçamentária dos recursos oriundos dos programas coordenados pelo Governo Federal.
o processo de coordenação das estratégias de ação para alcançar os objetivos definidos e requer liderança centrada na competência humana, política, social e profissional, legitimidade e credibilidade.
o processo de coordenação pedagógica visando a alcançar os objetivos definidos a partir do plano de curso.
o processo de coordenação administrativa e pedagógica visando alcançar os objetivos traçados do plano de unidade didática.
As alternativas C e D estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...