Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2015
Quando se trata de relacionar as ideias dos dois grandes teóricos do interacionismo construtivista (Piaget e Vygotsky) não se pode falar apenas em confronto ou apenas entre os princípios que cada um defende; na verdade, esses autores possuem ideias muito comuns, compartilham concepções e, em muitos momentos, complementam‐se. No que se refere às ideias do desenvolvimento cognitivo e à socialização dos indivíduos, analise as afirmativas a seguir, completando‐as corretamente com seus respectivos teóricos.
I. ____________ refere‐se ao meio como condição para o desenvolvimento cognitivo, mas centraliza sua explicação nos mecanismos de coordenação entre as ações da criança sobre o mundo, dando pouca importância à intervenção social.
II. Para ____________, a criança nasce inserida num meio social que é a família e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. Nas interações cotidianas, a mediação com o adulto acontece espontaneamente no processo de utilização da linguagem, no contexto das situações imediatas.
III. Para ____________, a criança vai se socializando à medida que a pressão do meio externo exige a adaptação de seus pensamentos àqueles do mundo adulto. Na criança muito pequena, portanto, há uma notória falta de socialização. O desenvolvimento cognitivo se dá a partir de esquemas e estruturas de pensamentos e ocorre em etapas pelas quais todos os indivíduos passam.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...