Acerca do fragmento anterior e buscando compreender o caráter político e pedagógico do Projeto Pedagógico na escola é necessário considerar os seguintes aspectos, EXCETO:
- A. A função social da educação e da escola em uma sociedade cada vez mais excludente, compreendendo que a educação, como campo de mediações sociais, deve definir‐se sempre por seu caráter intencional e político.
- B. A necessária organicidade entre o Projeto Pedagógico e os anseios da comunidade escolar implica a efetiva participação de todos em todos os seus momentos (elaboração, implementação, acompanhamento, avaliação).
- C. Entender o Projeto Pedagógico como um conjunto de atividades que resultarão em um produto: um documento programático, pronto e acabado, no qual aparecem sistematizadas as principais concepções, os fundamentos, as orientações curriculares e organizacionais de uma instituição educativa. Outorga‐se à escola um documento a ser executado, cuja principal preocupação é inovar para produzir melhores resultados.
- D. Compreender a dialética entre o político e o pedagógico torna‐se imprescindível para que o Projeto Pedagógico não se torne um documento pleno de intenções e vazio de ações; pois de pouco adianta declarar que a finalidade da escola é formar um sujeito crítico, criativo, participativo, ou anunciar sua vinculação às teorias críticas se, nas suas práticas pedagógicas cotidianas, perduram estruturas de poder autoritárias, currículos engessados, experiências culturais empobrecidas.