Uma professora trabalha com uma turma de alfabetização e sempre utiliza em suas aulas a cartilha, como material didático, e atividades que envolvam as famílias silábicas e a produção de frases. Na lição da letra Z, muitos alunos na sala conversavam entre si sobre o fato de que não sabiam o que significava a palavra zabumba, mas nenhum deles questionou a professora. A partir desta situação, e considerando as concepções atuais de alfabetização e letramento, é correto afirmar que
ao ingressarem na escola, os alunos já têm um nível de letramento. O que eles não sabem é a tecnologia da escrita e da leitura convencionais. A professora, nesta situação, certamente não considera este fato em suas aulas, nem favorece a reflexão acerca do sistema alfabético de escrita.
a cartilha é o melhor material didático para ensinar a ler e a escrever, pois tem tradição e perdura até hoje. O único erro na situação exposta é os alunos não fazerem questionamentos à professora sobre as palavras que não conhecem.
aprender cada letra inicial separadamente, na ordem alfabética, é o melhor caminho para que os alunos compreendam as palavras e a sequência existente no sistema alfabético de escrita.
letramento e alfabetização são sinônimos, porém letramento é uma terminologia mais atual. Ao alfabetizar os alunos, a professora está automaticamente inserindo-os no universo letrado.
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