"As dificuldades para superar o fracasso estão mais no campo social do que no campo pessoal, embora, sempre, recaia sobre o indivíduo a responsabilidade maior desta superação".
(Miriam Grinspun)
Nem sempre o papel da Orientação Educacional diante do fracasso escolar foi visto nos termos da frase acima. Considerando a trajetória da análise do fracasso escolar, numere a seqüência de baixo de acordo com a de cima:
I - fracasso centrado nas diferenças individuais
II - fracasso como deficiência cultural
III - fracasso como resultado das diferenças culturais
IV - fracasso como produto das questões intraescolares
( ) Trabalho com as relações interpessoais dentro da escola, assessorando o professor em sua prática.
( ) Atendimento às diferenças individuais e ajustamento dos alunos à escola e à sociedade.
( ) Complementação e superação das deficiências, trabalhando as carências apresentadas.
( ) Compreensão da diversidade de culturas existentes na escola. A ordem correta, de cima para baixo, é:
A ordem correta, de cima para baixo, é:
II, I, IV, III;
I, III, II, IV;
IV, I, II, III;
IV, III, II, I;
III, II, I, IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...