A organização do tempo/espaço na educação infantil é determinante para o desenvolvimento da criança e está, em grande parte, sujeito ao modo como os educadores os concebem. Assinale a alternativa em que essa organização está contemplada com os aspectos pertinentes ao desenvolvimento infantil.
O espaço está intrinsecamente ligado à noção de identidade de lugar que, de certo modo, consiste na formação do pensamento, ou seja, no desenvolvimento da memória, de crenças, valores, idéias, preferências e significados sobre o mundo no qual a pessoa convive.
Ao Planejar o espaço e o tempo, faz-se necessário criar possibilidades para o desenvolvimento da criança quanto à identidade pessoal, o desenvolvimento de competências, oportunidades para crescimento, sensação de segurança e confiança, bem como gerar oportunidades para contato social e/ou privacidade.
O planejamento do espaço importa em oferecer oportunidades para a criança aprender a se mover e a controlar o próprio corpo no espaço, isto é, estimular movimentos tais como: sentar, balançar o corpo, engatinhar, saltar, correr, subir, pular, agarrar-se, pendurar-se e virar-se.
Todo planejamento relativo à exploração do tempo e do espaço necessita considerar objetivos pré-selecionados (exemplo: a estimulação dos sentidos funcionam com base em movimentos ambientais como: a presença de brisas, o agradável som de um riacho, os odores de árvores e flores).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...