Muito se tem discutido sobre a rotina no cotidiano das instituições de educação infantil. Sobre ela podese dizer que:
quanto mais rígidos os horários previamente estabelecidos pela direção, mais sucesso teremos na realização dos objetivos desejados com a criança;
a organização do tempo de forma rígida é fator de pressão e desgaste para adultos e crianças, que precisam de uma rotina livre de horários marcados e atividades pré-estabelecidas;
pais e filhos precisam adaptar-se à rotina estabelecida na instituição sob o preço de termos que ser uma instituição diferente para cada família; portanto, assim como nos hospitais pacientes se submetem à rotina, nas instituições de educação infantil também deve ser assim;
é um instrumento que dinamiza a aprendizagem e é grande facilitadora do desenvolvimento e das percepções da criança sobre o tempo e o espaço; a rotina é fonte de segurança para a criança, orientando não só suas ações como também as do educador;
é sinônimo de monotonia; a palavra-chave para a organização do tempo nas instituições é criatividade, já que o planejamento é um instrumento pouco eficaz para o trabalho com crianças pequenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...