O atendimento à criança na faixa etária de 0 a 1 (ano) ainda é o mais questionado, não só pela sua precocidade como também pelo tipo de atendimento que se deve prestar a ela. Os estudos mais recentes, porém, nos apontam direções a serem seguidas, como as que se encontram em:
O berçário deve ser um ambiente amplo, claro, com babás competentes que não deixem os bebês esperando muito para receber os cuidados de que tanto necessitam: troca de fraldas, comida, banho e sol. Esse é o grande foco do trabalho no cotidiano do berçário.
O local escolhido para a movimentação da criança, no berçário, deve ser pequeno e os objetos manipuláveis, de plástico (para que elas não se machuquem); devem ser alimentadas em grupos de 3 bebês para cada professora; o asseio deve ser rápido para que a criança não se resfrie; o desfralde deve ser feito aos 8 meses, em horários pré-determinados, ao longo do dia e em grupo, já que sabemos que as crianças aprendem pela imitação.
As educadoras de berçários devem ser receptivas e devem estabelecer um vínculo significativo com os bebês, percebendo suas características e necessidades individuais. O ambiente do berçário deve ser amplo e arejado, bem como muito bem planejado, para que eles possam explorá-lo e interagir com outros bebês, ampliando assim sua experiência com o mundo.
Os educadores de berçário, em função da faixa etária atendida, devem ter uma formação essencialmente ligada à saúde e à psicomotricidade. A estimulação precoce levará ao desenvolvimento da criança que, além dos cuidados básicos e essenciais como a alimentação, deverá, em pelo menos três momentos do dia, vivenciar exercícios corporais apropriados em um local alegre, colorido e agradável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...