Luckesi (1996) destaca que "o acesso e a permanência na escola (...), nada significarão caso não estejam recheados pela qualidade do ensino e da aprendizagem (...)" (p.65). A busca dessa qualidade perpassa, dentre outros aspectos, pela avaliação do processo de apropriação de conhecimentos. Nesse desafio, cabe aos especialistas em assuntos educacionais:
Aplicar os instrumentos de avaliação nas diversas disciplinas curriculares, fazendo as médias de rendimento para ter um parâmetro de comparação com outras unidades escolares da rede.
Coordenar e participar do diagnóstico quantitativo do rendimento escolar, junto com o professor, com o fim de classificar os alunos para a formação de turmas homogêneas na aprendizagem, reduzindo com isso os índices de repetência.
Definir e elaborar a proposta e as estratégias de avaliação a serem adotadas pelos professores da unidade escolar, nos diferentes níveis de ensino.
Além de coordenar e participar da análise qualitativa e quantitativa do rendimento escolar, junto com o professor, discutir estratégias de avaliação que permitam a leitura de todo o processo educativo, prevendo mecanismos de redimensionamento do trabalho sempre que necessário.
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