O Programa Brasil Sorridente, lançado em 2003, pelo Ministério da Saúde, visa a uma série de medidas que garantam ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. Com relação às ações do Programa Brasil Sorridente, afirma-se que
a ampliação das Equipes de Saúde Bucal possibilitou a concentração dos profissionais nos centros urbanos, garantindo o acesso aos serviços odontológicos em locais onde ainda não eram oferecidos.
a criação dos Centros de Especialidades Odontológicas CEO, que ofertam serviços básicos, como tratamento endodôntico e diagnóstico bucal, garantiu a referência para procedimentos de alta complexidade.
a prioridade para métodos individuais de aplicação tópica de flúor está estabelecida, particularmente o uso de bochechos fluoretados nas escolas, em detrimento à fluoretação das águas de abastecimento público.
o componente de Vigilância à Saúde para conhecer o impacto das ações na melhora da saúde bucal dos brasileiros foi institucionalizado, mediante a realização de levantamentos epidemiológicos nacionais.
os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), que ofertam serviço reabilitador protético e tratamento ortodôntico corretivo, foram implantados na perspectiva da assistência integral em saúde bucal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...