NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O limiar de tolerância ao flúor, como determinado em estudos epidemiológicos, está entre 0,04 e 0,07 mg F/kg de peso (BURT, 1992). Assim, uma criança de 1 ano (+/- 9kg) deverá ingerir não mais que 0,36 mg F/dia, pois, por prudência, não se deve utilizar o limite superior. Se a mãe escova os dentes da criança com creme dental fluoretado, existe uma ingestão acentuada de flúor do dentifrício. Algumas vezes esta ingestão pode alcançar algo como 0,5g, o que significa, num dentifrício de 1000 ppm de F-, a ingestão de 0,5 mg de F-, o comum em crianças de 3 a 5 anos de idade (SIMARD e cols, 1989).
Assim, qualquer suplementação de flúor quando a criança está utilizando cremes dentais, pode ser perigosa do ponto de vista de fluorose (HARGREAVES, 1992). Portanto, em relação a comprimidos, gotas ou quaisquer outras formas de suplementação de flúor, é correto afirmar:
São apropriadas para crianças maiores de 3 anos de idade, em áreas com menos de 0,3 ppm de flúor na água de abastecimento, sendo avaliado todo o flúor ingerido de líquidos antes da prescrição.
Devem ser recomendadas em áreas fluoretadas.
Devem ser dirigidos apenas para indivíduos ou grupos com baixo risco de cárie.
Devem ser dirigidos para indivíduos ou grupos com alto e baixo risco de cárie.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...