Em Odontologia, o uso de fluoretos é, provavelmente, o mais importante fator, se considerado isoladamente, para explicar a significativa redução de cárie dentária ocorrida em diferentes partes do mundo. Nesse contexto, os fluoretos de aplicação tópica merecem destaque. Toda vez que o flúor tópico é utilizado, ocorre reação química com a estrutura mineralizada dos dentes, formando-se produtos que interferem na progressão de cárie. O produto de maior reação entre o fluoreto e a apatita é o fluoreto de cálcio (CaF2), que funciona como reservatório, buscando manter o flúor constante no meio bucal. Nesse sentido, assinale a opção correta acerca da reação dos fluoretos com a estrutura mineralizada dos dentes.
Forma-se mais CaF2 sobre esmalte íntegro do que sobre esmalte com lesão de cárie.
Quando se aplica fluorfosfato acidulado, forma-se mais CaF2 do que quando é usado flúor neutro.
O esmalte dentário é mais reativo ao flúor do que a dentina, devido à disponibilidade de cálcio na forma de apatita carbonatada e fosfato de cálcio amorfo.
Quanto maior o tempo de aplicação de flúor, maior a tendência de se formar CaF2, o que se reflete no efeito clínico dos produtos fluoretados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...