Paciente do sexo masculino de vinte e três anos de idade compareceu ao consultório odontológico portando exames radiográficos para avaliar a necessidade de fazer um tratamento. A figura apresentada ilustra a radiografia panorâmica do paciente, a qual mostra a presença de quatro dentes supranumerários retidos (representados pelos círculos pontilhados) e terceiros molares retidos (indicados pelos numerais 1, 2, 3 e 4).
Considerando esse caso clínico e tendo a figura como referência, assinale a opção correta que corresponde aos procedimentos cirúrgicos que devem ser adotados pelo odontólogo.
- A. A posição disto-angulada dos dentes 38 e 48 facilita a sua remoção com fórceps, após sua luxação com alavancas no sentido anteroposterior.
- B. Se o paciente for portador de coagulopatia congênita, é indicada a exodontia dos terceiros molares e dos dentes supranumerários mediante a prescrição de anticoagulantes durante os três dias que antecedem a cirurgia.
- C. Caso seja diagnosticada pericoronarite aguda leve ou moderada nos dentes 38 e(ou) 48, a ulotomia seguida de prescrição antibiótica alivia a condição dolorosa, mas retarda a inevitável exodontia cirúrgica.
- D. A extração dos mesiodentes supranumerários deve ser realizada por meio de incisões envolvendo as papilas palatinas, seguidas de descolamento mucoperiostal da mucosa palatina, de osteotomia do tecido ósseo palatino e de deslocamento dos elementos dentários com utilização de cinzel de pressão manual.
- E. A remoção de fragmento da tuberosidade maxilar junto aos dentes 18 ou 28 ocorre em decorrência da não movimentação do dente envolvido durante a etapa da luxação.