Um paciente de 65 anos de idade, com diabetes do tipo II não-controlada, apresentou-se para tratamento reabilitador oral, após tratamento e controle periodontal, relatando o uso de prótese parcial removível superior em acrílico há mais de dez anos e a tentativa de usar prótese parcial removível inferior com grampos, também há dez anos, sem sucesso. No exame clínico, constatouse a ausência dos elementos dentais 18, 11, 12, 21, 22, 28, 38, 37, 36, 35, 45, 46, 47. Apresentavam-se extruídos os dentes 17, 16, 15, 25, 26, 27, 32, 31, 41, 42 e o dente 48 encontrava-se com discreta inclinação mesial (aproximadamente 15º). Foi constatada perda de inserção óssea severa em ambos os arcos dentais. No exame da face (suporte labial e sorriso) constatou-se que a linha de sorriso superior estava invertida. Foram obtidos modelos de estudo e estes foram montados em articulador semiajustável na posição de relação central.
Com referência ao caso clínico acima e considerando o diagnóstico oral, os tratamentos reabilitadores protéticos existentes e o prognóstico dos tratamentos reabilitadores, julgue os itens seguintes.
Ao se optar por instalar prótese parcial removível com grampos no arco inferior, deve-se realizar o preparo de nichos de cíngulo nos dentes anteriores remanescentes que apoiarão grampo contínuo de Kennedy. Está indicada a confecção de nichos oclusais na mesial do dente 48 e nas distais dos dentes 34 e 44, podendo-se optar por grampo circunferencial para o terceiro molar inferior direito e grampos de ação de ponta para os primeiros pré-molares inferiores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...