Em relação aos fatores que caracterizam o impacto e determinam a extensão do traumatismo na dentição decídua, é INCORRETO afirmar:
Objetos pontiagudos levam a fraturas coronárias, já objetos rombos associam-se a luxações e fraturas radiculares, devido à sua maior área de contato com a coroa dental.
Quando a força de impacto é do tipo frontal ou vestibular, perpendicular ao longo eixo do dente, poderá causar fratura horizontal nas regiões coronária e cervical, ou fratura oblíqua acometendo a coroa e/ou raiz.
O impacto mais forte causa maior dano às estruturas de suporte, em decorrência da absorção da energia do impacto, enquanto impactos menos vigorosos acometem principalmente o dente, com a liberação dessa energia, na linha de fratura.
Os próprios lábios da criança, quando interpostos entre o agente impactante e o dente, atuam como amortecedores, distribuindo a energia do impacto para as estruturas periodontais, diminuindo a chance de fratura dentária e aumentando a propensão à luxação e fratura alveolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...