A raiva é uma zoonose de grande importância, visto que, quando infecta o homem, geralmente leva a óbito, e nos raros casos de cura, permanecem lesões neurológicas graves. Com relação a esta doença, assinale a alternativa INCORRETA:
As alterações patológicas principais restringem-se à microscopia. Os achados histopatológicos incluem encefalomielite supurativa multifocal e moderada ganglioneurite cranioespinhal.
As lesões são mais evidentes nas áreas neuroaxiais (tronco cerebral) do que no córtex, o que indica a importância da sua colheita para diagnóstico.
A presença de corpúsculos de inclusão viral é uma das lesões mais características desta doença, porém não é definitiva, visto que até 30% dos casos de raiva ocorrem por cepas virais que não produzem corpúsculo, ou ainda pode ocorrer o sacrifício do animal antes da sua formação.
Pessoas que pertencem ao grupo de alto risco como trabalhadores de laboratórios, de serviços antirrábicos e veterinários devem ser vacinados preventivamente.
O controle da raiva silvestre consiste, principalmente, na vacinação do gado em áreas expostas e redução da população de morcegos hematófagos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...