Quanto mais longa é a vida média da população, mais importante se torna o conceito de qualidade de vida, e a saúde bucal tem um papel relevante nesse contexto. Assim, é importante que se ofereça um tratamento especializado para o idoso, com profissionais capacitados a compreender melhor os seus aspectos psicológicos, odontológicos e comportamentais. Acerca desse assunto e no que se refere à odontogeriatria, assinale a opção correta.
- A. Na observação da pressão arterial durante o tratamento odontológico de idosos, geralmente, é constatada alta pressão diastólica e baixa pressão sistólica, devido à rigidez arterial relacionada ao envelhecimento.
- B. O estado nutricional de pacientes idosos edêntulos não é afetado com a perda dentária, pois os processos de deglutição e de mastigação sofrem adaptação funcional à medida que o rebordo gengival queratinizado assume a função mastigatória normal.
- C. A aspiração de microrganismos presentes no biofilme bacteriano pode levar à pneumonia, que é considerada a principal causa de morte entre idosos institucionalizados, e poderia ser evitada com a manutenção de um padrão adequado de higiene oral.
- D. A xerostomia causada por múltiplos medicamentos ingeridos por idosos institucionalizados traz como consequência a degeneração avançada das glândulas salivares, o que estimula o aumento da viscosidade da saliva secretada, especialmente em situação de repouso.
- E. Para padronizar a variabilidade em relação aos aspectos médicos, físicos e mentais da saúde dos pacientes idosos, a odontogeriatria estabelece tratamentos odontológicos para todo indivíduo com mais de sessenta anos.