Semiconservas são produtos que se caracterizam por apresentar os seguintes parâmetros:
A. teor em sal superior a 10% de NaCl (p/p) na fase aquosa ou um pH menor que 6,0; nestes produtos não podem ser adicionados agentes conservantes como sorbato e nitratos; normalmente nenhum tratamento térmico é aplicado ao produto em nenhuma etapa de processamento, mas exigem longo período de maturação.
B. teor em sal superior a 6% de NaCl (p/p) na fase aquosa ou um pH menor que 6,0; nestes produtos não podem ser adicionados nenhum tipo de agente conservante; normalmente nenhum tratamento térmico é aplicado ao produto em nenhuma etapa de processamento mas exigem longo período de maturação.
C. teor em sal superior a 6% de NaCl (p/p) na fase aquosa ou um pH menor que 5,0; nestes produtos podem ser adicionados agentes conservantes como sorbato e nitratos; normalmente é aplicado tratamento tratamento térmico ao produto na fase inicial de processamento com posterior período de maturação.
D. teor em sal superior a 6% de NaCl (p/p) na fase aquosa ou um pH menor que 5,0; nestes produtos podem ser adicionados agentes conservantes como sorbato e nitratos; normalmente nenhum tratamento térmico é aplicado ao produto em nenhuma etapa de processamento, mas exigem longo período de maturação.
E. teor em sal superior a 6% de NaCl (p/p) na fase aquosa ou um pH menor que 5,0; nestes produtos podem ser adicionados agentes conservantes como sorbato e nitratos; normalmente nenhum tratamento térmico é aplicado ao produto em nenhuma etapa de processamento, assim como não há etapa de maturação, pois esta fase levaria ao abaixamento do pH a níveis inferiores a 4,4.