O princípio básico da salga em peixe consiste nas seguintes situações abaixo descritas:
A. remoção de certa quantidade de água do músculo do peixe e sua parcial substituição por sal com o objetivo de diminuir a atividade de água (Aa) do produto para aumentar sua estabilidade microbiana, mas com alterações químicas, bioquímicas e na maioria das situações tecnológicas, com desenvolvimento de odores e sabores indesejáveis.
B. remoção de certa quantidade de água do músculo do peixe e sua parcial substituição por sal com objetivo de não alterar a atividade de água (Aa) e, desta forma, manter as características nutricionais e sensoriais do produto.
C. remoção de certa quantidade de água do músculo do peixe e sua parcial substituição por sal com o objetivo de diminuir a atividade de água (Aa) do produto para aumentar sua estabilidade microbiana, química e bioquímica e contribuir para o desenvolvimento de características sensoriais desejáveis de aroma e sabor nos produtos.
D. a salga realizada de acordo com processos tecnológicos adequados aumenta a validade comercial pelo fato de diminuir a umidade sem alterar a atividade de água (Aa).
E. a salga realizada de acordo com processos tecnológicos adequados aumenta a validade comercial pelo fato de não alterar de forma signiicativa a umidade mantendo as características sensoriais do produto e a atividade de água (Aa) original da matéria prima.