As etapas de obtenção, manipulação e acondicionamento do leite e seus derivados estão intimamente relacionadas com a qualidade do produto que será comercializado à população. Neste contexto, é correto airmar que:
- A. o clima do Rio de Janeiro favorece a propagação de bactérias em leites e produtos lácteos, diicultando seriamente a sua conservação. Por isso, é recomendável o uso de substâncias químicas conservantes para atenuar esse problema nesses produtos.
- B. o Leite Pasteurizado, quando destinado ao consumo humano direto na forma luida, deve ser submetido a tratamento térmico na faixa de temperatura de 72º a 75ºC (setenta e dois a setenta e cinco graus Celsius) durante 15 a 20s (quinze a vinte segundos), em equipamento de pasteurização a placas, dotado de painel de controle com termo registrador e termo regulador automáticos, válvula automática de desvio de luxo, termômetros e torneiras de prova, seguindose resfriamento imediato em aparelhagem a placas até temperatura igual ou inferior a 4ºC (quatro graus Celsius) e envase em circuito fechado no menor prazo possível, sob condições que minimizem contaminações.
- C. a etapa de pasteurização não é considerada no luxograma da indústria láctea como um Ponto Critico de Controle para perigo biológico.
- D. as tetas do animal a ser ordenhado devem sofrer prévia lavagem com água corrente, seguindose secagem com toalhas descartáveis e início imediato da ordenha, com descarte dos jatos inais de leite em caneca de fundo escuro ou em outro recipiente especíico para essa inalidade.
- E. além da sintomatologia que a mastite bovina causa aos animais, do ponto de vista de saúde publica, o leite e seus derivados podem veicular patógenos, sendo os bacilos gram-negativos os agentes etiológicos mais frequentemente isolados nestes casos.