Em relação às condições higiênico-sanitárias de obtenção, manipulação e acondicionamento do leite e seus derivados, é correto airmar que:
- A. após a ordenha, deve-se desinfetar imediatamente as tetas com produtos apropriados. Os animais devem ser mantidos em pé, pelo tempo suiciente para que o esfíncter da teta volte a se fechar. Para isso, não se recomenda oferecer alimentação no cocho após a ordenha.
- B. imediatamente após a pasteurização, o leite pasteurizado tipo C deve apresentar enumeração de coliformes a 30/35ºC (trinta/trinta e cinco graus Celsius) menor do que 0,3 NMP (zero vírgula três Número Mais Provável /mililitro) da amostra.
- C. alguns equipamentos, após a utilização, devem ser cuidadosamente lavados e sanitizados, de acordo com Procedimentos Padronizados de Higiene Operacional (PPHO). A realização desses procedimentos deve ser registrada em documentos especíicos, caracterizando a padronização e garantia da qualidade, para gerar rastreabilidade e coniabilidade, a exemplo do processo de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle APPCC.
- D. a expedição do Leite Pasteurizado tipo C deve ser conduzida sob temperatura mínima de 4°C (quatro graus Celsius), mediante seu acondicionamento adequado, e levado ao comércio distribuidor através de veículos com isolamento térmico e dotadas de unidade frigoríica para alcançar os pontos de venda com temperatura não superior a 10°C (dez graus Celsius).
- E. o leite obtido não pode ser iltrado em recipiente de aço inoxidável, náilon, alumínio ou plástico tóxico.