Diversas situações requerem a presença e o conhecimento específico do Médico Veterinário. Exemplos são os casos de diagnóstico e tratamento das afecções cirúrgicas e clínicas de bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equinos.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
- A. Torção de omaso é uma condição relativamente comum em vacas e a resolução se dá por rolagem do paciente sobre seu próprio eixo e cirurgia para fixação do omaso na parede abdominal.
- B. Adenite Equina é uma patologia comum, que cursa com descarga nasal mucopurulenta, febre, tosse, aumento dos linfonodos submandibulares e inapetência. O agente etiológico é o Staphylococcus sp.
- C. A Escherichia coli é um protozoário muito comum na suinocultura, sendo o agente etiológico de uma toxi-infecção na fase pós- -desmame onde o sinal clínico predominante é o edema.
- D. Nos ovinos, destacam-se dois endoparasitas de alta prevalência e alta patogenicidade, as espécies Haemonchus contortus e Trichostrongylus colubriformis. Os sinais clínicos mais comuns são a presença de edemas, também chamados de papeira.
- E. Ovinos e caprinos podem contrair o agente infeccioso da Scrapie por ingestão de placenta ou fluidos contaminados. Existem duas formas de apresentação da doença, a pruriginosa e a nervosa. Somente o animal com a forma nervosa deve ser sacrificado. A forma pruriginosa pode ser tratada com DMSO (dimetil sulfóxido).