Atenção: Para responder às questões de números 34 a 36, considere o enunciado abaixo.
Ao exame radiográfico utilizado para um planejamento protético, paciente com 42 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma lesão radiolúcida periapical circunscrita, na região do dente 32. O histórico clínico registra um tratamento endodôntico no dente 32, realizado cerca de 2 anos antes. A radiografia periapical mostra que os canais estão adequadamente selados e, adicionalmente, o dente 32 está assintomático.
A lesão radiolúcida periapical na região do dente 32 tem características clínicas e radiográficas que
- A. permitem o diagnóstico de cisto radicular, pois radiograficamente o cisto radicular diferencia-se do granuloma periapical pelo aspecto esfumaçado da área radiolúcida.
- B. permitem o diagnóstico de cisto radicular, pois o aspecto de osteíte rarefaciente circunscrita é um sinal patognomônico de cisto pós-tratamento endodôntico.
- C. não permitem o diagnóstico de cisto radicular, pois não foi relatada a presença de dor, calor, tumefação da região, que caracterizam um cisto radicular.
- D. não permitem o diagnóstico de cisto radicular, pois clínica e radiograficamente não é possível diferenciar o granuloma periapical do cisto radicular.
- E. não permitem o diagnóstico de cisto radicular, pois não foi relatada a presença de fístula na região apical do dente, um fenômeno associado ao cisto radicular.