Julgue os itens a seguir e assinale a opção correta.
I. A pulpite crônica hiperplásica caracteriza-se por uma proliferação tecidual, em molares decíduos e primeiros molares permanentes, com destruição dentária e formação de tecido de granulação com fibras do tecido conjuntivo delicadas, inúmeros capilares, presença de linfócitos, plasmócitos e, às vezes, neutrófilos.
II. O epitélio de um cisto apical é do tipo pavimentoso estratificado de espessura variável, com presença de queratina.
III. A pericementite apical aguda caracteriza-se por inflamação do periodonto apical, com dente dolorido e ligeiramente extruído do alvéolo, podendo estar presente linfadenopatia e febre, com ligeiro espessamento do ligamento periodontal. Ao exame histopatológico, aparece área de supuração, com polimorfonucleares em desintegração, circundada por leucócitos e linfócitos e vasos sangüíneos dilatados.
IV. Os principais fatores relacionados à indução da necrose pulpar são físicos, químicos, microbianos e perturbações circulatórias, como isquemia, trombose e embolia.
V. O granuloma apical se caracteriza por uma reação de granulação (tecido de granulação), ao redor do ápice radicular.
Como parte da resposta a estímulos nocivos de baixa intensidade provenientes do canal radicular, esse granuloma possui baixo potencial de reparação após o tratamento endodôntico, com necessidade de cirurgias apicais como parte do tratamento mais adequado para o caso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...