Nos casos de abscesso periapical agudo ou em evolução, o tratamento emergencial mais indicado é:
- A. abertura coronária, esvaziamento do conteúdo do canal radicular e, se possível, drenagem via canal, deixando a cavidade aberta para permitir a drenagem. Administrar medicação sistêmica à base de antibiótico e antiinflamatório, se necessário, após análise da condição geral do paciente.
- B. abertura coronária, esvaziamento do conteúdo do canal radicular e, se possível, drenagem via canal. Preferencialmente, deve-se selar a cavidade e administrar medicação sistêmica à base de antibiótico e antiinflamatório, se necessário, após análise da condição geral do paciente.
- C. uso de medicação sistêmica à base de antibiótico e antiinflamatório para melhorar o quadro clínico, antes de intervenção local.
- D. abertura coronária, esvaziamento do conteúdo do canal radicular e, se possível, drenagem via canal. Preferencialmente, deve-se selar a cavidade e nunca administrar medicação sistêmica à base de antibiótico, para evitar que o processo cronifique.
- E. uso de medicação sistêmica à base de antibiótico e analgésico para melhorar o quadro clínico, antes de intervenção local.