Um equino adulto, com sinais de prurido intenso na região anal, ao se coçar acabou machucando e perdendo pelos na região posterior. O animal se esfregou na cerca da propriedade e acabou com inflamação e descamação da pele sobre as ancas e a base da cauda. Estrias gelatinosas branco-amareladas foram encontradas na pele perineal e o exame ao microscópio de fitas adesivas, coladas na parte externa do ânus do animal, revelou a presença de pequenos vermes brancos. Sobre esta parasitose, é correto afirmar que
é causada por Strongylus equinus, parasitos do ceco e cólon de equinos, que tem grande importância em equinos, pois pode causar cólica e infarto tromboembólico do intestino grosso.
o controle desse parasito deve ser feito com a higiene rigorosa dos estábulos, troca das camas com frequência e mantendo-se água e alimentos longe das fezes dos animais.
o prurido anal é causado pela migração de proglotes grávidas de Oxyuris equi, que saem pelo ânus do animal de forma ativa.
os sinais apresentados no animal são causados por ciatostomíneos conhecidos como pequenos estrôngilos, transmitidos aos equinos por hospedeiros intermediários, os ácaros oribatídeos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...