A tuberculose bovina, causada por Mycobacterium bovis, ocorre no mundo todo. Devido às implicações zoonóticas da doença e aos prejuízos na produção advindos de sua natureza progressiva crônica, programas de erradicação têm sido introduzidos em muitos países, inclusive no Brasil. O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) foi instituído em 2001 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional. Sobre essas duas zoonoses, assinale a alternativa incorreta.
Embora bovinos e bubalinos sejam suscetíveis à infecção por Brucella suis e Brucella melitensis, a espécie mais importante é a Brucella abortus, responsável pela maioria das infecções.
O diagnóstico clínico da tuberculose torna-se importante para os animais com tuberculose avançada, para os quais o teste tuberculínico perde seu valor, pela possibilidade do fenômeno da anergia à tuberculina.
No teste cervical comparativo para o diagnóstico da tuberculose bovina, tuberculina bovina (PPD bovino) e solução fisiológica são inoculadas pela via intradérmica na região cervical ou escapular em locais previamente marcados por tricotomia.
A vacina contendo cepas de Brucella abortus B19 é atenuada para fêmeas jovens, mas pode causar orquite nos machos e provocar aborto se administrada durante a gestação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...