Atenção: Para responder às questões de números 57 e 58, considere as informações abaixo.
Paciente com 15 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma lesão de cárie nas superfícies mesial e oclusal do dente 16. O exame radiográfico mostra uma área radiolúcida na superfície mesial, abaixo do ponto de contato.
No preparo cavitário Classe II para a restauração de amálgama,
- A. a caixa proximal deve ter ângulos cavossuperficiais vivos e retos e as paredes circundantes devem convergir para oclusal, propiciando a retenção do amálgama.
- B. a confecção da curva reversa de Hollemback remove tecido sadio e deixa os prismas de esmalte sem suporte, evitando a fratura do material restaurador nas margens.
- C. a crista marginal deve ser removida com o uso de brocas esféricas em alta rotação e com refrigeração, para evitar lesão do dente adjacente.
- D. o uso de brocas esféricas lisas com diâmetro superior ao acesso visa cumprir os requisitos biológicos, evitando-se que tecido cariado permaneça na cavidade
- E. o acesso conservador à caixa proximal deve ser escolhido, visando remover pouca estrutura dental, ainda que a profundidade da cavidade seja menor que a sua largura.