Atenção: Para responder às questões de números 32 a 34, considere as informações abaixo.
Paciente com 26 anos de idade, sexo masculino, apresenta uma restauração no dente 21, realizada há seis meses, e queixa-se que a cor da restauração é mais escura que o dente. O paciente relata o consumo diário de refrigerantes e café. O exame clínico mostra uma restauração Classe IV em resina composta, envolvendo as superfícies incisal e distal, com infiltração marginal. Ao exame radiográfico, observa-se uma pequena área radiolúcida na superfície distal, sugestiva de tecido cariado.
As resinas compostas apresentam, em sua composição, modificadores de cor, uma vez que a
- A. reprodução de características dos dentes naturais deve levar em conta que o esmalte é um tecido translúcido, sendo indicadas resinas com pouca quantidade de óxidos metálicos.
- B. obtenção de características ópticas semelhantes à estrutura da dentina, que é um tecido com menor opacidade, requer resinas compostas com adição de óxidos metálicos com baixo peso molecular.
- C. mimetização das estruturas dentárias não deve ser feita com o uso de diferentes resinas compostas quando o objetivo é balancear os efeitos ópticos decorrentes das características de translucidez e opacidade do esmalte e da dentina.
- D. obtenção de características ópticas semelhantes ao esmalte, que é um tecido translúcido, ocorre com o uso de resinas compostas mais translúcidas, com maior quantidade de óxido de alumínio.
- E. reprodução de características dos dentes naturais, como a dentina, que é um tecido com maior opacidade, ocorre com o uso de resinas compostas mais opacas, com menor quantidade de dióxido de titânio.