Odontologia - Cariologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Há inúmeros estudos epidemiológicos, intervencionais ou não, ligando o consumo de sacarose à prevalência da cárie. Pode-se inferir que o potencial cariogênico dos alimentos está fortemente relacionado ao conteúdo dos vários açúcares. De acordo com as afirmações acima, pode-se dizer que
o papel-chave da sacarose como substrato no processo de cárie, principalmente em superfícies lisas, é explicado por reações químicas que elucidam o processo de adesão bacteriana com a formação da placa e a produção de ácidos.
a sacarose é o substrato específico para a formação de polissacarídeos intracelulares, glicano e frutano, e o mutano, que é solúvel, aumentando a viscosidade da placa e dificultando a aderência microbiana em grande quantidade.
a sacarose tem sido universalmente indicada como substância poucas vezes cariogênica quando comparada ao grau de cariogenicidade do amido, maltose, lactose, frutose e glicose.
os chocolates e caramelos foram mais agressivos que a sacarose, enquanto que os biscoitos são menos cariogênicos que a sacarose, já que favorecem a implantação do Staphylococcus mutans.
as frutas são altamente cariogênicas devido à presença da sacarose, por serem pouco acidogênicas, dificultando a queda do pH das placas e por possuírem textura variada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...