Instruções: Para resolução das questões 42 a 44, considere o enunciado a seguir.
Paciente com 3 anos de idade, sexo feminino, é trazida pelos pais ao consultório odontológico, que relatam a dificuldade da criança em se alimentar devido a dor nos dentes. Os dentes 54, 55, 65, 74, 84 e 85 apresentam lesão cavitada de cárie dentária e o exame radiográfico não mostrou lesões pulpares. Os dentes 51, 52, 61 e 62 mostram coloração esbranquiçada nas superfícies vestibulares, com aspecto opaco e rugoso. Um breve histórico da dieta infantil revela um consumo frequente de doces, balas e refrigerantes.
Com relação à cariologia, é correto afirmar que
os dentes da região labial inferior mostram-se menos suscetíveis ao desenvolvimento de cárie dentária, devido ao fluxo salivar nesta região.
a sondagem das superfícies oclusais dos dentes 65 e 74 aumenta a fidelidade do diagnóstico de cárie dentária, porém reduz a sensibilidade, além de causar iatrogenia.
esta criança apresenta-se no momento de maior suscetibilidade para contaminação por microrganismos cariogênicos, conhecido como janela de infectividade.
a atividade de cárie não está presente nos dentes anteriores, que mostram sequelas de uma doença que ocorreu em outro momento.
a cariogenicidade dos alimentos ingeridos está relacionada mais ao seu conteúdo de carboidrato que à sua consistência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...