Atenção: Para responder às questões de números 25 a 29, considere as informações abaixo.
Paciente com 33 anos de idade, sexo masculino, apresenta restauração de amálgama no dente 15 com evidências de cárie secundária e indicação para a substituição desta restauração. O cirurgião-dentista destro adotou a posição de 11 horas e realizou a sequência de procedimentos restauradores com visão direta.
A prevenção de alterações na coluna vertebral e no sistema musculoesquelético do cirurgião-dentista
- A. requer o trabalho na posição sentada, de forma que o profissional deve ora manter a posição recostada ora manter a posição ereta, durante a realização dos procedimentos operatórios, observando o apoio lombar na cadeira.
- B. é auxiliada pelo ajuste da altura do assento, de forma que os pés possam descansar sobre a superfície de apoio, transferindo a carga para o dorso, e o ângulo de flexão dos joelhos deve ser de aproximadamente 90 graus.
- C. tem viabilidade reduzida, uma vez que a dor e o desconforto do profissional se originam na complexidade de fatores interligados que provocam a postura incorreta.
- D. depende da reeducação corporal e de hábitos do cotidiano, como levantar-se do mocho para apanhar instrumentos e materiais, ao invés de realizar movi mentos de torção.
- E. requer que a atividade sentada seja alternada com a posição de trabalho em pé, pois ao ficar sentado, a pressão sobre a parte inferior da coluna aumenta cerca de 50% em relação à exercida durante a postura em pé.