Os ossos da calota craniana apresentam-se com dupla camada cortical achatada interposta por osso esponjoso; essa disposição anatômica é denominada díploe. As características anatômicas permitem diversas apresentações das lesões em função dos objetos e a direção de aplicação das forças.
Considere hipoteticamente que, durante a análise de um crânio de indivíduo encontrado em estado avançado de decomposição em uma região pantanosa, o examinador encontra duas lesões, sendo uma delas na região parietocipital direita, descrita como um orifício em buraco de fechadura. No que se refere a essa lesão, assinale a alternativa que descreve, respectivamente, o objeto que a causou e o mecanismo que a produziu.
- A. Projétil de arma de fogo, único e que descreve penetração em direção perpendicular à superfície do crânio, provocando deslocamento do fragmento em direção ao interior da cavidade.
- B. Projétil de arma de fogo de alta energia, único e que descreve movimento oscilatório durante a penetração, provocando o destacamento do fragmento ósseo em direção ao interior da cavidade.
- C. Múltiplos projéteis de arma de cano longo e alma lisa que, pela dispersão em cone, a curta distância, podem provocar esse tipo de lesão durante a emergência na superfície oposta ao orifício de entrada.
- D. Projétil de arma de fogo de alta energia, único e que penetra pela superfície do crânio, descreve movimento oscilatório no interior da cavidade e emerge pela superfície oposta, provocando destacamento do fragmento ósseo e do couro cabeludo.
- E. Projétil de arma de fogo de alta energia, único e que penetra pela superfície do crânio, descreve movimento oscilatório no interior da cavidade e emerge pela superfície oposta, provocando destacamento do fragmento ósseo e do couro cabeludo.