Na prática cirúrgica, pode ser necessário realizar profilaxia de infecções metastáticas como a endocardite infecciosa (ou bacteriana). Quanto à profilaxia dessa infecção, considerando que está indicada a extração do dente 16 em um indivíduo adulto, assinale a alternativa correta.
- A. Se o paciente for portador de válvula cardíaca, a profilaxia da endocardite estará indicada e deve ser realizada com 1 g de amoxicilina por via oral, uma hora antes do procedimento.
- B. Se a cirurgia for complexa, pelo risco de comunicação bucossinusal, o planejamento inclui retalho, ostectomia e odontossecção; então, a profilaxia da endocardite pode ser realizada com 1 g de amoxicilina por via oral, uma hora antes do procedimento, mesmo em pacientes saudáveis.
- C. Se o paciente sofreu infarto há seis meses, a profilaxia da endocardite está indicada e deve ser realizada com 2 g de amoxicilina por via oral, uma hora antes do procedimento.
- D. Se o paciente relata endocardite bacteriana prévia e é alérgico à penicilina, a profilaxia da endocardite está indicada e pode ser realizada com clindamicina 600 mg por via oral, uma hora antes do procedimento.
- E. Se o paciente apresenta febre reumática em tratamento com penicilina há alguns meses, a profilaxia da endocardite pode ser realizada com 1 g de amoxicilina por via oral, uma hora antes do procedimento.