Paciente adulto compareceu ao consultório com edema facial na região do espaço canino. Ao exame clínico, observaram-se discreto edema localizado na região do dente 24, lesão de cárie oclusal, bolsa periodontal de 9 mm, por distal. O teste de sensibilidade foi negativo e os testes de percussão (horizontal e vertical) mostraram-se positivos. Ao exame radiográfico, verificaram-se comunicação da lesão de cárie com a câmara pulpar e lesão periapical difusa relacionada ao ápice do dente 24.
Considerando esse caso hipotético e os conhecimentos a ele relacionados, assinale a alternativa correta.
- A. As infecções endodônticas só podem ser totalmente debeladas com o tratamento endodôntico conjuntamente com os antibióticos sistêmicos.
- B. A presença de lesão endodôntica e periodontal combinadas no mesmo elemento leva ao tratamento da lesão periodontal antes da lesão endodôntica, para evitar uma contaminação do acesso pelas bactérias presentes na doença periodontal, o que agravaria o quadro já instalado.
- C. Nos casos de abscesso, a drenagem do conteúdo purulento é um fator importante para a remissão do quadro. Pode ser realizada através do canal endodôntico, por meio da sobreinstrumentação, ou por via cirúrgica, localizando o ponto de flutuação e colocando o dreno. A irrigação profusa, a medicação com hidróxido de cálcio e o selamento provisório são fundamentais para o sucesso da terapia.
- D. O pré-alargamento dos terços cervical e médio não influencia o manejo do terço apical. São realizados com a finalidade de modelagem do sistema.
- E. A obturação com cones únicos taper 0.06 pode ser usada tanto com instrumentação manual convencional quanto com instrumentação rotatória. Tal técnica permite uma melhor adaptação do cone às paredes do canal e evita os erros comuns da condensação lateral.