Durante o atendimento odontológico, as condutas de controle de infecção e prevenção de acidentes ocupacionais são de extrema importância. No entanto, quando ocorre algum acidente pérfuro-cortante o esquema de proilaxia pós-exposição para prevenção de infecção pelo HIV é quimioproilaxia:
- A. básica obrigatória quando a exposição for com grande volume de material biológico, ocorrer em pele não íntegra e envolver paciente com sorologia anti-HIV não conhecida.
- B. básica possível quando a exposição for com pequeno volume de material biológico, ocorrer em mucosa e envolver paciente sabidamente infectado com alta carga viral.
- C. discutível quando a exposição for percutânea de pequeno risco (arranhão supericial) e envolver paciente com sorologia anti-HIV não conhecida.
- D. básica obrigatória quando a exposição for percutânea de grande risco (agulha ocas e de grosso calibre) e envolver paciente sabidamente infectado com baixa carga viral.
- E. expandida obrigatória quando exposição for percutânea de grande risco (agulha ocas e de grosso calibre) e envolver paciente com sorologia anti-HIV desconhecida.