Estudos epidemiológicos recentes confirmam a associação entre movimentos de esforço, repetição e sobrecarga estática durante a atividade odontológica e os problemas musculoesqueléticos apresentados por cirurgiões-dentistas. A exposição no trabalho que leva à sobrecarga muscular crônica inclui
- A. interrupção do aporte sanguíneo quando o profissional atua sentado no mocho a uma altura em que suas coxas formam um ângulo de 70° com as pernas.
- B. redução da pressão intramuscular quando as plantas dos pés permanecem parcialmente apoiadas no solo durante o atendimento clínico.
- C. aumento na compressão de feixes nervosos quando o profissional trabalha com as costas apoiadas no encosto do mocho, com ligeira inclinação para a frente.
- D. redução das contrações contínuas quando o profissional atua com os braços próximos ao tronco e efetua movimentos de dedos e de punhos e dedos.
- E. redução do estiramento muscular quando o profissional realiza os procedimentos clínicos mantendo a cabeça ligeiramente inclinada para baixo e para a frente.