Em relação ao envolvimento pulpar em um dente com problemas periodontais, as evidências permitem concluir que a doença periodontal prejudica as funções vitais da polpa,
- A. frequentemente, mesmo enquanto o suprimento sanguíneo através do forame apical permanecer intacto, pois a polpa sofrerá os impactos dos elementos nocivos liberados pela condição clínica do periodonto.
- B. raramente, enquanto o suprimento sanguíneo através do forame apical permanecer intacto, pois assim, a polpa será capaz de suportar os elementos nocivos liberados pela condição clínica do periodonto.
- C. quando atinge a região de bi ou trifurcação radicular, independentemente do suprimento sanguíneo através do forame apical permanecer intacto.
- D. quando for constatada mobilidade dentária em dois sentidos no dente envolvido, pois isso já compromete a oferta de suprimento sanguíneo através do forame apical.
- E. raramente, enquanto o dente tiver, em casos de dentes multirradiculares, garantido o acesso sanguíneo pulpar através do forame apical de ao menos uma de suas raízes.