A gengivectomia e a gengivoplastia são procedimentos bem definidos e utilizados em periodontia. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar:
- A. Gengivectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na excisão da parede gengival da bolsa periodontal, subsequente raspagem dental e alisamento radicular.
- B. Gengivectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na excisão da parede gengival da bolsa periodontal, curetagem dos defeitos ósseos e restabelecimento morfofuncional da gengiva por primeira intenção.
- C. Gengivoplastia é um procedimento cirúrgico que consiste na eliminação de tecido gengival para restabelecimento do contorno anatômico e funcional da gengiva.
- D. São contraindicações a ambas: inadequada faixa de gengiva queratinizada, necessidade de cirurgia óssea, tecido excessivamente inflamado e edematoso, bolsas intraósseas, pacientes com higiene bucal inadequada.
- E. Ambas apresentam como vantagens a previsibilidade cirúrgica, simplicidade da técnica, a fácil eliminação da bolsa periodontal e como desvantagens a cicatrização por segunda intenção, perda de gengiva queratinizada, falta de acesso a defeitos ósseos.