Um homem de cinquenta e seis anos de idade, portador de diabetes melito tipo II, foi atendido em consultório odontológico. O paciente relatou fazer uso de cloridrato de metformina, 500 mg, um comprimido ao dia pela manhã. No exame físico, foi constatada a necessidade de cirurgia pré-protética. No teste de glicemia capilar, quinze minutos antes da intervenção, foi verificada a taxa de 196 mg/dL. A pressão arterial aferida foi normal.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
- A. Em caso de pacientes diabéticos, o tratamento cirúrgico deve ser realizado, preferencialmente, no período da manhã com controle da pressão arterial antes, durante e após o tratamento.
- B. Em caso de pacientes diabéticos, a antibioticoterapia deve ser adotada somente nas situações em que houver evidente comprometimento valvular cardíaco, renal ou glicemia acima de 400 mg/dL.
- C. Em caso de paciente diabético descompensado, com taxa glicêmica capilar acima de 110 mg/dL, deve-se suspender o atendimento cirúrgico e encaminhar o paciente ao médico responsável.
- D. Em caso de pacientes diabéticos, com taxa glicêmica capilar acima de 400 mg/dL, deve-se aplicar 1 mL de insulina subcutânea e iniciar o tratamento somente após 1 hora.
- E. Antes do tratamento cirúrgico, deve ser indicada a ampliação da dose do cloridrato de metformina por quarenta e oito horas, dois comprimidos ao dia, para melhor controle glicêmico.