Reabilitar um paciente portador de disfunções no complexo maxilo-mandibular, ou que perdeu referencia da posição da mandíbula em relação à maxila, é um grande desafio para o profissional havendo a necessidade da elaboração de um plano de tratamento cuidadoso e, da montagem dos modelos de estudo em articulador semi-ajustável. Uma grande referencia na construção desse novo padrão de oclusão utiliza do conceito de relação cêntrica (RC) para montagem dos modelos em articulador e determinação das diretrizes que guiarão o tratamento. Assinale abaixo a alternativa que apresenta o conceito de relação cêntrica.
- A. Relação maxilo-mandibular na qual os côndilos articulam com a porção avascular mais fina de seus respectivos discos dentro do sistema na porção ântero-superior da eminência articular.
- B. Também chamada de oclusão habitual, corresponde à posição voluntária em que ocorre o contato máximo entre todos os dentes.
- C. Dimensão vertical da face quando todos os dentes estão em máxima intercuspidação.
- D. Dimensão vertical da face quando a mandíbula se encontra na posição postural ou de repouso; nesta posição, a mandíbula está sobre influência dos músculos mastigadores, estando os músculos elevadores e depressores em um estágio de contração tônica mínimo.
- E. Distância entre as superfícies oclusais dos dentes mandibulares e maxilares quando a mandíbula encontra-se em repouso fisiológico ou posição postural.