Os excelentes resultados advindos da sua utilização clínica, a simplicidade e segurança da técnica restauradora e o baixo custo são alguns dos fatores responsáveis pelo sucesso da utilização do amálgama como material restaurador ao longo dos anos. Considerando as propriedades e características clínicas do amálgama dental, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. A corrosão pode representar uma propriedade benéfica para o selamento marginal de restaurações em amálgama.
- B. A expansão tardia do amálgama ocorre pela pressão interna exercida pelo hidrogênio quando há incorporação de umidade no amálgama composto por ligas contendo zinco.
- C. Quanto maior a quantidade de mercúrio contido na liga, menor a resistência desta, já que o mercúrio dissolve mais partículas gama, aumenta a fase ɤ2 (gama dois), além de aumentar a quantidade de mercúrio residual.
- D. As ligas com baixo teor de cobre apresentam propriedades mecânicas superiores às ligas com alto teor de cobre pois não possuem em sua composição a fase ɤ2 (gama dois).
- E. Se, após a manipulação, a liga de amálgama se apresenta com aparência molhada, com brilho excessivo e temperatura alta, pode-se dizer que esta liga encontra-se sobretriturada e o tempo de trabalho será mais curto.