Os requisitos ideais para uso de uma resina composta em odontologia são: trasnlucidez, transparência, opacidade, opalescência, estabilidade de cor, estabilidade dimensional, resistência mecânica e à abrasão, impermeabilidade e insolubilidade aos fluidos bucais, ser atóxica, insípida, inodora, coeficiente térmico linear tanto de expansão quanto de contração próximos ao da estrutura natural do dente, ser passivo de reparo, biocompatível e, por fim, apresentam baixa probabilidade de manifestação de cáries secundárias. Nenhum material conseguiu concentrar todas essas características, embora estudos estejam sempre em andamento no sentido de melhorar a qualidade do material restaurador utilizado. Considerando as propriedades das resinas compostas, julgue os itens abaixo:
I - A contração de polimerização é um dos principais problemas do uso das resinas compostas como material restaurador direto, e está diretamente relacionada com o peso molecular dos monômeros, a reatividade dessas moléculas e a inclusão de partículas de carga.
II - As resinas de baixa viscosidade apresentam maior contração de polimerização do que as de média e alta viscosidade.
III - As resinas microhíbridas e microparticuladas apresentam igual contração de polimerização, o que pode ser explicado por apresentarem o mesmo volume de carga.
IV - As primeiras partículas de carga incorporadas às resinas compostas foram as partículas de quartzo, entretanto apresentava como desvantagens sua alta dureza, a falta de radiopaciedade e seu alto coeficiente de expansão térmica linear.
V - As resinas compostas são constituídas por uma matriz orgânica, representada pelas partículas de carga, por um componente inorgânico, sendo o BIS-GMA seu principal representante, e por um agente de união.
Estão corretas as alternativas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...