A restauração de um elemento dentário envolve etapas que vão além do restabelecimento da estética perdida, faz-se necessário, antes de tudo, proteger o complexo dentino pulpar da agressão provocada pela lesão cariosa e devolver função ao sistema estomatognático. Diversos materiais estão disponíveis no mercado com o objetivo de proteção do complexo dentino pulpar, entretanto, não existe um único material que preencha todos os requisitos necessários para esta proteção, assim, mais de um componente pode ser necessário para o sucesso da restauração. Os materiais de proteção podem ser classificados em agentes para selamento, para forramento e para base.
Considerando os materiais disponíveis no mercado para proteção do complexo dentino pulpar, assinale a alternativa correta.
- A. Os agentes utilizados como base são materiais que se apresentam na forma de pó ou líquido, ou pastas, que depois de misturados formam uma película fina, com espessura entre 0,2 a 1,0 mm. Esses materiais têm como objetivo proporcionar proteção térmica ao elemento dentário e promover o vedamento dos túbulos dentinários
- B. Os materiais utilizados para forramento apresentam-se na forma de pó e líquido, ou em pastas; apresentam boa resistência mecânica e são utilizados para proteção dos agentes de selamento.
- C. Os agentes utilizados como selamento estão em geral disponíveis na forma de pó e líquido, que, quando misturados, formam uma película mais espessa (maior que 1mm). Esses materiais são utilizados para proteção do agente de forramento, além de proporcionar ao elemento dentário proteção contra os agentes físico-químicos.
- D. A proteção do complexo dentino pulpar em cavidades rasas é feita apenas com a aplicação do agente de selamento.
- E. Em cavidades muito profundas, é necessário a utilização de um agente de selamento, aplicado de forma pontual, seguida da aplicação de uma base e logo após o agente de forramento para só então confeccionar a restauração definitiva.