A utilização de exames de imagem como auxiliares no diagnóstico de patologias que acometem o complexo maxilo mandibular é uma prática corriqueira na odontologia. Para que se possa obter o máximo de informação do exame de imagem é necessário que o cirurgião saiba interpretá-lo de forma correta e, também, selecionar o tipo de exame indicado para determinada situação.
Considerando a utilização de radiografias panorâmicas como método auxiliar em odontologia, assinale a alternativa correta.
- A. A radiografia panorâmica é o exame de imagem de eleição para avaliação do quadro periodontal do paciente e elaboração do plano de tratamento para patologias periodontais.
- B. A radiografia panorâmica é o exame de imagem de eleição para o diagnóstico de lesões de cárie insipientes, não identificadas clinicamente.
- C. O exame de imagem panorâmico possibilita ao cirurgião planejar de forma correta cirurgias para instalação de implantes dentais, direcionando o posicionamento dos implantes durante a cirurgia para as regiões que apresentam espessura e altura de osso suficientes.
- D. Devido à facilidade de observarmos a mandíbula como um todo, incluindo os dois ramos, em uma única tomada radiográfica, com a radiografia panorâmica podemos comparar as duas articulações temporomandibulares, no que se refere à morfologia geral e a mudanças estruturais que nela possam ocorrer.
- E. Através da radiografia panorâmica obtém-se uma imagem tridimensional de um objeto bidimensional e suas medidas podem, por essa razão, apresentar distorções que causem erros de interpretação.