A periodontite apical constitui uma inflamação caracterizada como resposta biológica de defesa natural aos agentes agressores provenientes do canal radicular, na maioria das vezes o caráter inflamatório e/ou infeccioso envolvido na alteração periapical determina o diagnóstico e a conduta a ser adotada no tratamento.
Considerando os aspectos clínicos e conduta terapêutica a ser adotada no tratamento da periodontite apical, assinale a alternativa correta.
- A. A periodontite apical de origem endodontica pode ser associada a agentes traumáticos ou infecciosos, e apresentar manifestação sintomática ou assintomática.
- B. A realização de uma correta sequência de raspagens supra e subgengival associada à prescrição de medicação antibiótica sistêmica, é suficiente para o sucesso do tratamento do quadro de periodontite apical.
- C. O esvaziamento e alargamento do canal radicular, associado a obturação endodontica em sessão única, são suficientes para o tratamento de um quadro de periodontite apical.
- D. Para obturação endodontica de dentes acometidos por periodontite apical, deve-se optar pela utilização de cimentos endodonticos a base de óxido de zinco e eugenol.
- E. A presença de restaurações mal adaptadas é um dos principais fatores etiológicos para o desenvolvimento de um quadro de periodontite apical.