O valor real da análise cefalométrica depende inicialmente da localização exata dos pontos anatômicos e antropológicos. Estes pontos servem de referência para a delimitação de linhas e ângulos para avaliar a relação dentária e craniofacial do paciente. As definições dos pontos A, B e ENA são, respectivamente,
- A. ponto mais externo na curvatura anterior da maxila, ponto mais anterior na sínfise mandibular sagital e projeção mais anterior da espinha nasal anterior da maxila.
- B. ponto mais profundo na curvatura anterior da maxila, ponto mais posterior na curvatura externa do processo alveolar da mandíbula e projeção mais anterior da espinha nasal anterior da maxila.
- C. ponto mais profundo na curvatura anterior da maxila, ponto mais posterior na curvatura externa do processo alveolar da mandíbula e projeção mais anterior da espinha nasal anterior da maxila.
- D. ponto mais posterior na curvatura externa do processo alveolar da mandíbula, ponto mais anterior na sínfise mandibular sagital e ponto situado na junção externa da sutura nasofrontal do plano mediano.
- E. ponto mais anterior na curvatura externa do processo alveolar da maxila, ponto mais anterior na sínfise mandibular sagital e ponto situado na junção externa da sutura nasofrontal do plano mediano.